Sempre fico pensativo sobre esses 10% do garçom, isso incorporou totalmente, onde eu chego tem isso. O que vocês pensam sobre?

  • umbrella@lemmy.ml
    link
    fedilink
    arrow-up
    5
    ·
    edit-2
    1 year ago

    Um lixo, se vc quer me cobrar a mais, pelo menos seja honesto no cardápio e cobra 10% a mais. E pague seus funcionários uma porra de um salário bom com esse dinheiro.

      • driving_crooner@lemmy.eco.br
        link
        fedilink
        arrow-up
        3
        ·
        1 year ago

        Parte vai pra pagar despesas laborais do empregador (FGTS e outros) o resto é divido entre os empregados de diferentes formas. No hotel em que trabalha minha esposa é por pontos dependendo da função, ela é chef então recebe 8 pontos, o rapaz de limpeza recebe 1. Um amigo que é garçom en outro restaurante, quando entram a trabalhar começou com um ponto, e a cada 6 meses ganha um ponto a mais, então o pessoal com mais tempo de casa ganha mais. Em outro restaurante que trabalha outro amigo se divide de igual forma entre todos, então o rapaz da limpeza é o chef ganham bem parecido. Não sei como é a regulamento de como se divide, por que cada lugar que conheço faz de um jeito diferente.

  • Responsabilidade@lemmy.eco.br
    link
    fedilink
    arrow-up
    3
    ·
    1 year ago

    Ué, sempre foi assim. Sempre teve 10% na minha região. O que está sendo novidade para mim são restaurantes que estão retirando os 10% por padrão, o que me leva por muitas vezes, inadvertidamente, não pagar os 10%.

    Agora, quando o atendimento é uma bosta eu faço questão de tirar os 10% de qualquer forma.

      • oicasado@lemmy.eco.br
        link
        fedilink
        Português
        arrow-up
        4
        ·
        1 year ago

        Preciso sair mais de casa kkkkkk eu não ligo não, desde que vá realmente pros garçons.

        • Sinjoro R@lemmy.eco.brOP
          link
          fedilink
          arrow-up
          2
          ·
          1 year ago

          Eu também não me importo, questionei pelo fato de desconfiar que muitos estabelecimentos usavam estes 10% para lucrar mais, entende? Mas se for dividido entre os funcionários, sem problema