Essa é a minha sensação tanto com a sensação de descobrir um mundo novo quanto a frustração de ninguém querer migrar pois " Linux é complicado, não consigo so usar linha de comando" ou " É coisa de hacker"😔

  • Zé Andarilho@lemmy.eco.br
    link
    fedilink
    Português
    arrow-up
    6
    ·
    1 year ago

    e o pior é que hoje a maioria das distros é bem noob friendly, na maioria das vezes. lá quando eu comecei a usar, no meio dos anos 2000, o negocio era uma tristeza. era divertido pra caramba ainda, mas tinha coisas na epoca que hoje seria impensavel, tipo não ter codecs de audio e video nas isos das distros por padrão, e as que vinham eram um diferencial da porra, tipo o linux mint, que nasceu como um ubuntu modificado pra ser facil e com os codecs por padrão. muita distro nasceu sendo pouca coisa a mais do que isso, o linux deepin por exemplo, hoje é uma distro aí famosa por ser chinesa e ter um desktop mega bonito e tal, na epoca era o ubuntu com um tema diferente e codecs, usava o unity desktop na primeira vez que eu instalei, era baseada no ubuntu. e isso dos codecs é só um exemplo, tem uma cacetada de coisas que eram muito dificeis antes e hoje você nem pensa nisso. o linux evoluiu muito em todos os aspectos, e fico feliz de estar aqui pra ver isso, e fico triste que o povão não saiba disso ou não dê a devida importãncia a certas coisas

    • bbpngn@lemmy.eco.br
      link
      fedilink
      Português
      arrow-up
      4
      ·
      1 year ago

      Era a época dos famigerados softmodens… sem drivers não era possível acessar internet… Hoje as coisas são definitivamente mais fáceis, mas o desktop gnu/linux sempre vai ser uma coisa de nicho. E, sinceramente, eu estou bem confortável com isso…

      • Kaizodrack@lemmy.eco.br
        link
        fedilink
        Português
        arrow-up
        3
        ·
        1 year ago

        Ainda acho que com as decisões merdas da Microsoft o Linux vai popularizar mais e mais, nunca vai superar o Windows, pelo menos não tão cedo, mas tá no caminho de ser a par.

        • ThorCroix@lemmy.eco.br
          link
          fedilink
          Português
          arrow-up
          2
          arrow-down
          1
          ·
          1 year ago

          Eu não entendo nada desses assuntos. Estou aqui so de curioso. Mas no meu entender a Microsoft parece estar mais focada em atender empresas e profissionais, ja que a maioria dos programas que atendem profissionais sao feitos para Windows e Mac. Por exemplo, mundo a fora, estudantes e até mesmo próprias escolas tem adaptada bastante ao chromebook, usando o doc, sheets, etc, que já atendem bem estudantes e professores.

          Então, eu não duvidosos que Linux ganhe espaço entre usuários comuns que usam o computador apenas para ler emails, redigir documentos, cartas, etc, e fazer planilhas de orçamentos básicos.

          Eu mesmo, completo leigo no assunto, estou visitando essa comunidade aqui justamente pq estou cogitando em ou substituir o Windown em minha máquina velha, ou comprar um laptop leve com Linux por ser mais barato. Nos últimos 7 anos eu tenho somente usado Docs e Sheets pelo chomebook.

          Mas tudo isso é achismo meu.

          • Kaizodrack@lemmy.eco.br
            link
            fedilink
            Português
            arrow-up
            2
            ·
            1 year ago

            Windows foca mais nas empresas justamente pela maioria acabar comprando a licença, é muito mais fácil ir atrás de empresa que usa Windows pirata do que usuário.

            Fora dum ambiente profissional para muitas áreas o Linux é inviável (Designers gráficos por exemplo a maioria não vive sem photoshop), mas para jogos, graças ao Steam Deck que tem base em Linux o OS tem bastante espaço para crescer com o passar do tempo.